Atualmente as redes sociais possuem em torno de 2,3 bilhões de usuários, em função disso, se tornaram fundamentais para sua estratégia de negócios. Com esses números altos, a oportunidade de interação com os consumidores é grande.
Por isso, 91% das marcas de varejo utilizam dois ou três canais de mídia social diferente, entretanto, eles estão espalhados pelas redes e entram em suas contas em horários diversificados. Para gerar um engajamento, é importante elaborar um planejamento para conseguir coordenar horários de divulgação para divulgar os conteúdos. Neste post iremos mostrar os melhores horários de postagem no Facebook, Instagram e LinkedIn.
Existe um horário certo para postar nas redes sociais?
O horário de postagem é um fator determinante, pois você trabalhou duro escolhendo um conteúdo específico para o seu público, mas na hora de postar você sabe quantas pessoas realmente serão alcançadas e engajadas pela sua publicação? Ao descobrir os melhores horários, você aumenta não só os seus cliques, mas é um passo para começar a entender melhor o seu público.
Um dos erros poder ser achar que todas as redes sociais possuem os mesmos melhores horários, porém lembre-se: seus potenciais clientes são diferentes em cada rede social, portanto não é porque você posta em um determinado horário no Facebook, que precisa postar na mesma hora no Instagram. De acordo com o Social Media Trends 2018, cada mídia possui seus próprios horários, confira:
Para postar no Facebook, são Quartas das 12:00h às 14:00h e Quintas das 13:00h às 14:00h. Quinta-feira é o melhor dia da semana para publicar no Facebook. Os melhores horários para postagem nos dias da semana são das 10:00h até as 15:00h. Já o sábado é o dia com menor engajamento, períodos entre 17:00h e 19:00h e horários bem cedo na manhã não são bons para engajar.
Já no Instagram, os melhores horários são Quartas às 15:00h, Quintas às 5:00h, 11:00h, 15:00h às 16:00h e Sextas às 5:00h. O melhor dia para se postar é na Quinta. Os horários mais seguros para postagem vão de Terças às Sextas de 9:00h até às 18:00h. Domingo é o dia com pior engajamento. Lembrando que os horários e os dias variam muito com o tipo de empresa e seu público, por isso recomendamos, dentro do Instagram, acessar a aba de informações e ir em “público”, ali será possível obter informações de cidades, países, faixa etária, gênero e horários e dias em que seus seguidores mais acessam ou são impactados pela sua conta.
Não tão usado quanto o Facebook e o Instagram, o LinkedIn possui números de engajamento muito menores. Ainda de acordo com o Social Media Trends 2018, o melhor horário para postagem no LinkedIn é Quarta-feira de 15:00h às 17:00h. O engajamento varia de acordo com o dia, mas terças e quintas são maiores. De sexta até segunda não é recomendado a criação de posts para engajamento. Ou seja, os melhores dias são comerciais, de preferência no período da tarde.
Preciso decorar os horários?
Você não precisa decorar, porém é indicado começar postando por estes horários e aos poucos ir se adaptando de acordo com a resposta dos seus usuários. Testes A/B podem ser feitos para obter uma definição mais precisa. Faça dois posts exatamente iguais, em horários diferentes. Impulsione o mesmo valor para cada um deles e veja qual foi mais longe. Os testes A/B são umas das melhores formas de melhorar todos os aspectos dos seus posts.
Lembre-se: ao postar os conteúdos, anote os dados: qual teve mais comentários, alcance, curtidas em determinado horário, repita isso por algumas semanas e cruze os resultados, é a maneira mais garantida de verificar se você está no caminho certo.
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